16/07/2016
Dependentes químicos em tratamento no Crepad participam de capacitação em pintura na construção civil
As atividades como, grafiado, textura, pintura e reformas são executados no galpão da marcenaria do governo de Rondônia.

  Foto: Janaina Fontenele/Secom RO/Reprodução
A Superintendência de Estado de Políticas sobre Drogas (Sepoad) com o objetivo de oferecer ao dependente químico em recuperação uma qualificação profissional, vem desenvolvendo cursos de vários segmentos na área da construção civil.

Sob a coordenação da Gerência de Reinserção da Sepoad, foi iniciado um curso de pintor de obras para as pessoas que são assistidas pelo Centro de Referência de Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad). As atividades como, grafiado, textura, pintura e reformas são executados no galpão da marcenaria do governo de Rondônia, localizado no bairro Arigolândia, em Porto Velho, para cerca de 20 homens.

O curso de pintor de obras, cuja carga horária será de 80 horas, é ministrado pelo professor Ximenes da Silva, do Serviço Nacional de Aprendizado (Senai), órgão parceiro da Sepoad.

Para alguns alunos, a oportunidade de aprender o ofício veio em uma hora apropriada.  A. J., 33 anos, que está em processo de recuperação devido ao uso de drogas, disse que vê no curso de pintor de obras uma chance de voltar ao mercado de trabalho. “Fui gostando aos poucos, descobri meu talento e ainda a possibilidade de ter uma profissão no retorno à sociedade”, conta.

Segundo Iza Celesti, assistente social da secretaria, que coordena e acompanha os alunos, outras capacitações serão ofertadas. ” Estamos vendo resultados significativos no processo de reintegração das pessoas que buscam um novo projeto de vida”, avalia Iza.





 



Fonte: Secom - Governo de RO