11/07/2016
Na ausência da prefeitura, governo do estado atua em obras de limpeza e asfaltamento de ruas na capital
Para das agilidade às obras, o governador Confúcio Moura criou a Coordenação de Ações Urbanísticas (CAU). Executivo estadual trabalha em conjunto com a Sejus, usando como parte da mão de obra os detentos que estão em cumprimento de penas judiciais no programa Reeducando do governo estadual.

  Foto: Luana Lopes/Secom RO/Reprodução
O governo de Rondônia, em parceria com a prefeitura, vem desenvolvendo ações de serviços de limpeza, encascalhamento, saneamento e pavimentação de ruas, além de limpeza, reforma e construção de prédios púbicos e revitalização de praças em Porto Velho.

Atualmente o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) atua em várias frentes de trabalho na capital, algumas delas são: terraplanagem, no bairro Ronaldo Aragão; drenagem, no bairro Uirapuru; limpeza de ruas do bairro Industrial; e asfaltamento de ruas da zona Sul.

Para das agilidade às obras, o governador Confúcio Moura criou a Coordenação de Ações Urbanísticas (CAU). O diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, destacou a importância da Coordenação nas ações do governo que promovem a política de infraestrutura na capital. “O DER tem programas e projetos sendo executados em todo o Estado de Rondônia, uma demanda de obras, que vão desde a construção e manutenção de prédios públicos até abertura e pavimentação de rodovias. Porto Velho é uma  cidade grande, em desenvolvimento com 12 distritos, sendo alguns acesso somente pelo rio. Por esses fatores, é de fundamental importância que  tenha uma Coordenadoria para atuar somente na capital”, salientou Neiva.

PARCERIAS

Para desenvolver várias frentes de trabalho em obras de infraestrutura, o DER conta com a parceria da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), que atua nas áreas de construção e reforma dos prédios públicos; e ainda com a parceria da Secretaria de Justiça (Sejus), utilizando como parte da mão de obra os detentos que estão em cumprimento de penas judiciais no programa Reeducando do governo estadual.

Por meio dessas parcerias, o governo faz a limpeza, pintura e o roçado da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré; a reforma geral da sede do Sindicato dos Soldados da Borracha; limpeza e manutenção do antigo Palácio Getúlio Vargas atual Museu da Memória Rondoniense; Reforma do 8º Departamento de Polícia, incluindo a construção de um muro de 2,5 x 50 metros; limpeza geral da quadra de vôlei do Ginásio de Esportes Cláudio Coutinho; e limpeza geral dos Ginásios Deroche e Fidoca.





 



Fonte: Secom - Governo de RO