06/07/2018
Ao vivo: Brasil enfrenta Bélgica em busca de uma vaga na semifinal
O Brasil têm um empate e três vitórias seguidas. Já a Bélgica só conhece resultados positivos, apesar do susto das oitavas de final.
Um confronto aguardado antes e durante a Copa do Mundo acontece nas quartas de final. As seleções do Brasil e da Bélgica são consideradas favoritas ao título, mas só uma seguirá adiante. O jogo tão esperado é nesta sexta (6), às 15h, na Arena Kazan, a 850 km de Moscou.
 
Acompanhe ao vivo o jogo:
 



As duas equipes estão invictas. O Brasil têm um empate e três vitórias seguidas. Já a Bélgica só conhece resultados positivos, apesar do susto das oitavas de final. Os belgas foram surpreendidos pelo Japão nas oitavas de final na última segunda-feira (02). Os japoneses chegaram a abrir 2 a 0 no segundo tempo do jogo. A equipe europeia reagiu, conseguiu empatar e virar nos acréscimos para 3 a 2.

Na fase de grupos, a Bélgica foi a primeira colocada com tranquilidade ao ganhar do Panamá por 3 a 0, da Tunísia por 5 a 2 e da Inglaterra por 1 a 0. Além de estar com 100% de aproveitamento, os belgas têm o melhor ataque da Copa, com 12 gols. Na primeira fase, o atacante Lukaku fez quatro gols. A equipe conta com jogadores que são estrelas no futebol europeu, como Mertens, Hazard e Fellaini. A imprensa local considera que a seleção tem o melhor elenco da história da Bélgica. No entanto, o confronto "precoce" com o Brasil chamou a atenção do técnico Roberto Martinez. Para ele, a seleção pentacampeã é a favorita para seguir à semi.

Do outro lado, o Brasil tem uma das melhores defesas da competição, ao lado do Uruguai. Só tomou um gol na estreia contra a Suíça, quando empatou por 1 a 1. Desde então, a seleção comandada pelo técnico Tite venceu três jogos com o mesmo placar: 2 a 0 contra Costa Rica, Sérvia e México, este último pelas oitavas de final.
Seleção brasileira

Nos últimos três jogos, o time brasileiro sofreu na primeira etapa e teve melhor rendimento no segundo tempo. Apesar das críticas no início, Neymar se recuperou de três meses sem jogar e é destaque na equipe. A defesa também tem sido elogiada, particularmente o miolo de zaga formado por Thiago Silva e Miranda. Nas laterais, houve mudanças em função de lesões. Fagner entrou no lugar de Danilo e Filipe Luís substituiu Marcelo no último jogo.

Jogo polêmico em 2002

A única partida em Copas do Mundo entre Brasil e Bélgica aconteceu no dia 17 de junho de 2002, em Kobe (Japão), em um Mundial de boas lembranças para a seleção Canarinha. Foi o ano do penta. O jogo, válido pelas oitavas, terminou 2 a 0 com gols no segundo tempo, um de Rivaldo, aos 22 minutos, e outro de Ronaldo, aos 42.

Só que, quando o jogo ainda estava zero a zero, aos 35 minutos do primeiro tempo, Wilmots ganhou na cabeça um cruzamento e fez o gol, mas o juiz jamaicano Marc Prendergast marcou uma falta do belga sobre o zagueiro Roque Junior, do Brasil. O lance é bastante polêmico mesmo 16 anos depois daquele jogo.






 



Fonte: Rádio Nacional