09/05/2018
Em audiência pública, Prefeitura apresenta plano de concessão do transporte coletivo na capital
Foi definido durante a audiência pública um novo encontro, agendado para o dia 23 deste mês, para discutir as propostas ao edital da futura concorrência pública. A reunião será no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida (antiga Paróquia São Tiago Maior), a partir das 19 horas.
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), realizou nesta quarta-feira (09), no Teatro Banzeiros, a Audiência Pública onde foi apresentado o projeto básico e as diretrizes do edital de Concessão do Transporte Coletivo do Município. O evento é realizado em conformidade ao Art. 39 da Lei Federal nº 8.666/93. Integrantes de sindicatos, movimentos sociais, autoridades públicas do Executivo e do Legislativo municipal e a comunidade em geral participaram do evento.

De acordo com o secretário da Semtran, Carlos Henrique da Costa, foi criado um grupo de trabalho dentro da própria Semtran que, após vários meses de estudos, elaborou a minuta do projeto, sob a coordenação dos técnicos Fábio Sartori Vieira (secretário adjunto da Semtran), Renato Djean Roriz Assumpção e Victor de Oliveira. “Tenho estudado sobre o transporte público e é comprovado que essa problemática não é uma particularidade de Porto Velho, ela é nacional, enfrentada principalmente nas capitais”, disse o secretário.

Segundo Carlos Henrique, a audiência não propõe especificamente a troca da atual empresa (Consórcio SIM), que presta o serviço aos munícipes, mas “licitar um novo sistema, com propostas significativas de melhorias”, destacou.

Simulação do novo preço

O secretário adjunto da Semtran, Fábio Sartori, apresentou o site para simulação do preço estimado da tarifa de transporte público. Segundo ele, os valores dispostos no endereço eletrônico são estimativas baseadas no preço cobrado atualmente pelo sistema, bem como a projeção da demanda que deve ser levada em conta no processo licitatório que será aberto em breve.

Novas audiências

Foi definido durante a audiência pública um novo encontro, agendado para o dia 23 deste mês, para discutir as propostas ao edital da futura concorrência pública. A reunião será no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida (antiga Paróquia São Tiago Maior), a partir das 19 horas. A igreja está localizada na R. José Amador dos Reis, Bairro JK, na zona Leste.

“Com essas discussões públicas queremos estancar a sangria e fazer a licitação de uma ou mais empresas que possam oferecer um serviço de qualidade. Estamos de portas abertas para o debate e também para aceitar propostas de melhorias do projeto de trabalho”, finalizou Carlos Henrique, ao destacar que outras audiências ainda serão realizadas.

Serviço

O documento sobre o estudo técnico poderá ser adquirido na Semtran (Av. Amazonas, 642) ou por meio do site da Semtran. Informações: (69) 3901-3161 ou 0800 647 5100.





 

Fonte: PMPV