09/05/2018
Governo aposta nas crianças para reduzir acidentes de trânsito em Rondônia
Na prática, os alunos ganham o direito de multar, simbolicamente, os familiares que desrespeitam as normas do trânsito, assunto que as crianças dominam bem após participarem de treinamento ministrado pelos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O grupo formado por 300 estudantes da Escola Municipal Venâncio Kottwitz, do município de Ariquemes, recebeu carteira e bloco de multas, instrumentos fundamentais à sua nova atividade: agentes de trânsito mirins. A cerimônia aconteceu no pátio da unidade educacional, na noite de terça-feira (08). O governador Daniel Pereira disse, na ocasião, que que confia no poder influenciador das crianças para orientar os familiares sobre o cumprimento das regras que regem  o tráfego de veículos e respeito à vida.

Na prática, os alunos ganham o direito de multar, simbolicamente, os familiares que desrespeitam as normas do trânsito, assunto que as crianças dominam bem após participarem de treinamento ministrado pelos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Segundo Daniel Pereira, um resultado prático que virá da ação dos pequenos agentes de trânsito será a transformação dos motoristas das famílias através das multas. “Com certeza, os condutores de veículos se tornarão mais responsáveis”, previu.

Todo os anos, cerca de 50 mil pessoas morrem em decorrência de acidentes de trânsito e outras 400 mil ficam com alguma sequela no Brasil. O país está entre os que registram mais fatalidades pelo mesmo motivo em todo o planeta.

Em Rondônia, a média é de 500 mortes. Metade das vítimas são motociclistas, segundo dados do Detran.

Formar agentes de trânsito é uma forma de enfrentar a dura realidade que vem das ruas.

DESAFIO

Acássio Figueira, diretor geral do Detran, revelou que está envolvido, com toda a sua equipe, em levar a formação de agentes de trânsito mirim a todas as escolas de ensino fundamental. “É determinação do governador e vamos realizar”, prometeu.

Mas o Detran tem outras novidades. A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) já pode ser obtida no formato digital, ou seja, está disponível para aparelhos de telefone celular. A próxima inovação será o teste teórico digital, que será lançado dentro de pouco tempo, conforme previu o governador Daniel Pereira.

Para que seja exemplo para os demais municípios, Ariquemes ganhará terá a minicidade de trânsito, que terá, além de pista para testes, área para a educação do trânsito, ambiente favorável para as crianças aprenderem mais sobre o assunto.

MAIO AMARELO

A formatura dos agentes de trânsito em Ariquemes faz do Maio Amarelo, iniciativa que acontece em vários países e usa este mês para chamar a atenção para a preservação da vida no trânsito.

Os novos agentes de trânsito estavam orgulhosos da nova missão. Compareceram à solenidade devidamente fardados e foram aplaudidos pelos colegas.  A primeira credencial foi entregue pela coordenadora regional de educação Núria Lopez à aluna Gisele Santos.

Localizada no Setor 11, região de famílias humildes da cidade, a Escola Municipal Venâncio Kottwitz, tem no programa que forma agentes de trânsito mirins mais uma atividade que reforça a formação de cidadão.

A instituição tem 485 alunos, que estão distribuídos em 21 turmas, sendo duas delas no período noturno com EJA (Educação para Jovens e Adultos).

A diretor Ana Luiza e a vice-diretora Analécia Nunes conduzem um grupo de educadores que  têm orgulho dos alunos e da escola.





 

Fonte: Nonato Cruz