27/01/2016
Prefeitura inaugura central de óbitos de Porto Velho
Central é a primeira no estado de Rondônia.
A prefeitura de Porto Velho inaugurou na última segunda-feira (25) a primeira Central de Óbitos (C.O.) do Estado, um serviço que tem como objetivo disciplinar o serviço funerário, de forma centralizada e organizada.

Ativa por período integral e ininterrupto, incluindo sábados, domingos e feriados, com 8 assistentes administrativos em escala de plantão de 24 horas, a Central é administrada pela Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) com participação ativa de outras secretarias, como a de Meio Ambiente (Sema), Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semusa).


O funcionamento é simples, a Central aciona a funerária responsável pelo plantão do dia, obedecendo o sistema de rodízio definido pela Comissão de Acompanhamento de Serviço Funerário (Casfu), das funerárias licenciadas e credenciadas junto ao município através de processo licitatório de permissão. 

A central terá ainda participação no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, através do encaminhamento realizado por assistentes sociais da Semas que só no ano passado custeou cerca de R$200 mil reais em auxílio funeral. 



 

Fonte: Redação